SEP/Sociedade de Empréstimo entre Pessoas
A SEP é uma modalidade de empréstimo que chegou para ficar e que tem atraído cada vez mais pessoas que buscam crédito. Além de ser de simples contratação, tem custos mais baixos ao final do contrato, o que favorece a adimplência, contribui para novos empréstimos e incentiva o empreendedorismo no Brasil.
A SEP é uma modalidade bastante nova, considerada uma Fintech, e que tem sua legalidade baseada na Resolução Nº 4.656, de 26/04/2018 do BCB, que dispõe sobre a sociedade de crédito direto e a sociedade de empréstimo entre pessoas, disciplina a realização de operações de empréstimo e de financiamento entre pessoas por meio de plataforma eletrônica e estabelece os requisitos e os procedimentos para autorização para funcionamento, transferência de controle societário, reorganização societária e cancelamento da autorização dessas instituições.
A regulamentação estabelece um limite de empréstimo de cada instituição para um mesmo credor, que é de R$ 15 mil. Mesmo que possa parecer pouco, nada impede que alguém que precisa do empréstimo procure outras instituições para fazer outros contratos, contanto que seu perfil de crédito seja aceito.
Na SEP, o crédito que acontece por meio de fintechs, que conectam pessoas e empresas que estão buscando crédito a investidores que poupam dinheiro e buscam retorno financeiro. A modalidade também é conhecida como peer-to-peer lending, ou empréstimo coletivo.
A SEP costuma ser comum entre sócios de um mesmo negócio, ou seja, o empréstimo acontece quando um deles disponibiliza o valor. Isso não modifica o capital social da empresa e é uma oportunidade de expandir os negócios e de democratizar o acesso ao empreendedorismo.
É a alternativa ideal para pessoas que buscam ou precisam de dinheiro, mas que têm receio de lidar com a burocracia e as altas taxas de juros das instituições financeiras tradicionais.
Importante lembrar que este tipo de empréstimo só pode ser feito por empresas que têm autorização do Banco Central para este tipo de atividade. É uma forma de regulamentar o empréstimo e de garantir a transparência nas operações financeiras.
Na hora de procurar esse tipo de serviço, procure analisar se a fintech está dentro do que prega o Conselho Monetário Nacional, principalmente pelas resoluções 4.656 e 4.657.
Agora essas empresas podem agir de forma independente, sem vínculos com as instituições bancárias. Por isso, para saber se o empréstimo SEP é seguro, é preciso verificar se a empresa tem autorização do Banco Central. Assim você consegue garantir segurança jurídica das operações e aproveitar as oportunidades de acesso aos empréstimos oferecidos no mercado.
Como abrir minha SEP?
A SEP é uma instituição financeira, e para sua homologação, precisa da aprovação do Banco Central. A Patrimonial pode lhe ajudar a abrir sua fintech! Entre em contato conosco que teremos prazer em ajudar seu planejamento e abrir sua empresa, de forma fácil, rápida e segura.