Factoring

O fomento mercantil, também conhecido como factoring, é uma atividade comercial ainda muito confundida com empréstimos e pouco utilizada por empresários de pequena e média empresas devido à divulgação de mitos e incoerências sobre o processo.

O fomento mercantil é uma forma de antecipação fundos por meio da transferência de direitos creditórios de contas a receber, sendo destinado exclusivamente a pessoas jurídicas. Ou seja, com o fomento mercantil, pequenas e médias empresas podem vender o direito sobre as contas a receber para uma empresa de fomento e obter esse dinheiro de forma imediata, não dependendo mais de clientes que atrasam o pagamento e descontrolam o fluxo de caixa da empresa.

Ou seja, o factoring é um tipo de financiamento onde um negócio vende suas contas a receber, com um desconto, para uma terceira parte. Por isso, se trata de um instrumento de fomento comercial, onde uma empresa repassa para outra seus recebíveis e créditos futuros de médio e longo prazo.

Diferentemente das instituições financeiras, que são tuteladas pela Lei nº 4.595/64, sendo fiscalizadas pelo BACEN, a empresa de factoring é uma sociedade mercantil, limitada ou anônima, cuja existência legal nasce com o arquivamento de seus atos constitutivos na Junta Comercial

 

A operação de factoring envolve três participantes distintos:

  1. Empresa de factoring (ou fomentadora): parte que adquire o crédito e antecipa os valores;
  2. Empresa cedente (ou fomentada): parte que cede seus créditos e valores a receber em troca do adiantamento da quantia;
  3. Sacado (ou devedor): parte que está devendo a empresa cedente e deu origem ao crédito.

 

Uma operação de factoring ocorre em cinco etapas básicas:

  1. A empresa vende seu bem ou serviço a prazo para um terceiro, gerando um crédito no valor correspondente a ser pago no futuro;
  2. Para antecipar esse valor, a empresa procura uma factoring para negociar o crédito;
  3. A factoring antecipa o valor para a empresa cedente, que recebe a quantia em seu caixa;
  4. De posse desse crédito, a factoring informa o sacado sobre a transferência do direito de receber o valor;
  5. Atingido o prazo estabelecido, o sacado paga o valor desse crédito diretamente para a factoring, encerrando assim a operação.

 

Como encontrar uma factoring?

Entre em contato conosco, teremos prazer em lhe indicar uma factoring de qualidade e que seja sua parceira de fato.

Para escolher a melhor para a sua situação, consideramos fatores como a facilidade de contato com a equipe da empresa, a agilidade na resposta, as taxas cobradas pelo fomento e a burocracia do processo.

 

Quais os benefícios do fomento mercantil para as empresas?

Além da simplicidade e versatilidade da transação, o factoring dá mais liberdade ao pequeno empresário, permitindo que ele se preocupe menos com as movimentações financeiras do dia a dia e possa se envolver mais com a linha de produção, com a criação de novos produtos ou mesmo com a melhoria dos processos operacionais.

Em alguns casos, o factoring oferece ainda assessoria e orientação financeira ao empresário, ajudando-o a colocar as contas em ordem e planejar os próximos passos do negócio.

 

Como abrir minha Factoring?

Entre em contato conosco que teremos prazer em ajudar seu planejamento e abrir sua empresa, de forma fácil, rápida e segura.