Securitizadora

A palavra securitização começou a ser usada desde a década de 70. O termo tem origem americana, provém do termo “securities”, que em inglês se refere a valores mobiliários e títulos de crédito. Dessa forma, securitizar tem o significado de converter determinados créditos (ativos recebíveis), em lastro para títulos ou valores mobiliários a serem emitidos posteriormente.

A Resolução N° 2686 do BCB é a forma legal que estabelece condições para a cessão de créditos a sociedades anônimas de objeto exclusivo e a companhias securitizadoras de créditos imobiliários

A securitização de recebíveis é a conversão de recebíveis, chamados de créditos, em títulos ou valores mobiliários emitidos posteriormente.

Em resumo, as Securitizadoras adquirem das empresas parte de sua carteira de títulos em aberto, passando a ser a credora dos títulos. Por isso, pode incluí-los no sistema, já que a as empresas credoras cederam o crédito, e consequentemente haverá a transferência do registro para a securitizadora.

O BACEN fiscaliza apenas Instituições Financeiras, e a CVM normatiza/fiscaliza tudo que diz respeito aos valores mobiliários, como por exemplo, os CRI e CRA. Portanto, quem normatiza as Securitizadoras no Brasil é a CVM

 

Qual é a diferença de factoring e Securitizadora?

A falta de regularização do mercado do fomento mercantil e também das securitizadoras permitia certa liberdade às empresas do setor. … Já uma empresa de factoring é totalmente responsável pelos títulos que adquire e não pode transferi-la a terceiros.

 

Como funciona uma securitizadora?

Na securitização, há sempre três elementos importantes para a operação. Eles são a empresa, securitizadora e investidores.

  • Empresa: Essa figura é o cedente ou o originário que vai oferecer os direitos creditório à securitizadora. É quem vende a dívida à vista para a instituição financeira responsável por transformá-la em investimento.
  • Securitizadora: Esse elemento é responsável por comprar a dívida da empresa e usar a base para emitir títulos mobiliários. Além disso, a securitizadora é responsável por deixar que os títulos fiquem disponíveis aos investidores para serem negociados.
  • Investidores: A figura do investidor é a figura principal, pois é ele que aplica o capital nos títulos, para gerar recursos e possibilitar que a securitizadora pague a empresa e custei a operação.

Os investidores podem ser pessoas físicas e jurídicas, além de serem responsáveis pela cobrança individual de todas as dívidas, isentando a securitizadora dessa função.

 

Como abrir minha Securitizadora e quais as vantagens?

Entre em contato conosco que teremos prazer em ajudar seu planejamento e abrir sua empresa, de forma fácil, rápida e segura.